NutriSaúde

Valores: Ênfase na interdisciplinaridade.

NutriSaúde

Valores: Ética, integridade e responsabilidade na discussão e difusão de conhecimentos.

NutriSaúde

Valores: Transparência nas relações.

sexta-feira, 22 de março de 2013

O papel da leptina no controle da ingestão alimentar


O tecido adiposo não é apenas um local de armazenamento de triglicérides, pois é caracterizado como um órgão endócrino. Dentre as diversas substâncias sintetizadas pelo adipócito destaca-se a leptina. Esta é um peptídeo que desempenha importante papel na regulação da ingestão alimentar e no gasto energético. Além de ser responsável pelo controle da ingestão alimentar, atua em células neuronais do hipotálamo no sistema nervoso central.
Assim, a leptina atua como sinalizadora da quantidade do tecido adiposo aos centros do sistema nervoso central que regulam o comportamento alimentar. Com isso, ela reduz o apetite a partir da inibição da formação de neuropeptídios relacionados.
Quanto maior a quantidade de gordura que a pessoa possui, maior será o nível de leptina. Com isso, quando secretada em proporção à quantidade de gordura corporal, não consegue atravessar a barreira hemato-encefálica ou encontra alterações dos seus receptores no hipotálamo. Desta forma, sua ação fica prejudicada e o cérebro não recebe a informação para reduzir o apetite, aumentando a ingestão alimentar e consequentemente a formação de novos adipócitos.

Sílvia Marques de Lima
Nutricionista responsável técnica pelo Lar das Moças Cegas


quarta-feira, 6 de março de 2013

Importância dos triacilglicerois na infância


O artigo desta semana aborda uma revisão acerca do papel dos triacilglicerois na dieta das crianças. O objetivo deste estudo de 2011 foi expandir os horizontes para a utilização dos ácidos graxos na dieta, a partir de um ponto de vista bem simples, desde da composição dos ácidos graxos até as estruturas moleculares mais complexa dos lipídeos, dos quais os ácidos graxos são ofertados aos tecidos durante os primeiros anos de vida e a biologia por trás da qual o leite materno provê as gorduras saturadas para o crescimento da criança.

Maurício Pereira Gouvinhas, Biólogo
Especialista em Sistema Reprodutor Feminino pela UNIFESP
Professor do Centro Universitário Lusíada – Unilus