NutriSaúde

Valores: Ênfase na interdisciplinaridade.

NutriSaúde

Valores: Ética, integridade e responsabilidade na discussão e difusão de conhecimentos.

NutriSaúde

Valores: Transparência nas relações.

sábado, 23 de junho de 2012

Aconteceu no Ganepão 2012


O Ganepão 2012 contemplou a discussão multiprofissional sobre temas relacionados à Nutrição enteral e parenteral, alimentação e neoplasias e abordagens científicas sobre alimentos em suas diversas esferas. 
Destacamos aqui as palestras sobre a alimentação vegetariana e evidências científicas sobre a redução do  risco de neoplasias, dentre elas neoplasia de cólon (com 88 % menor risco) e neoplasia de próstata (com 54 % menos) (ADA, 2003). Os autores levantaram a importância da orientação nutricional aos indivíduos com o hábito alimentar vegetariano, por conta de algumas deficiências que possam surgir. Reforçaram que os estudos têm evidenciado efeitos benéficos à saúde nos vegetarianos com adequado padrão alimentar (saudável). 
Foram apresentados alguns artigos científicos e destacamos a leitura do Guia alimentar de dietas vegetarianas para adultos, disponível no site da Sociedade Vegetariana Brasileira: www.svb.org.br, utilizado inclusive como base para a elaboração do Parecer de Vegetarianismo do Conselho Regional de Nutricionistas da 3a. Região (CRN-3).

Outro Simpósio que merece destaque foi a discussão sobre a influência do estilo de vida no desenvolvimento de neoplasia de mama, enfatizando o risco aumentado nos indivíduos obesos e sem a prática de atividade física. Vale a pena a pesquisa sobre o tema, principalmente tentando relacionar o desenvolvimento da doença por receptores estrogênicos e a influência da alimentação. 

Outro documento disponível na Internet e bastante atualizado, que poderá orientar os profissionais da área clínica na área de oncologia refere-se ao Consenso de Nutrição Oncológica, versão 2011, disponível em: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/consenso_nutricao_vol2.pdf

Fique atento as nossas postagens, pois  informaremos as principais discussões da área de Nutrição de Eventos e congressos, onde haja a participação do Grupo NutriSaúde. 

Grupo NutriSaúde

Referências bibliográficas
American  Dietetic  Association.  Dietitians  of  Canada.  Position  of  the  American  Dietetic  Association  and Dietitians of Canada: Vegetarian diets. Journal of the American Dietetic Association. v.103, n.6, p.748-65, 2003.

domingo, 17 de junho de 2012

Nutrição, Mastigação e Saúde Oral (Parte I)



Autores
Emygdio Davino Monteiro – cirurgião dentista
Gláucia Cristina Conzo - nutricionista
Maurício Pereira Gouvinhas – biólogo


A mastigação exerce papel fundamental no processo de digestão dos nutrientes e consequentemente de sua absorção, já que aumenta a superfície de contato dos alimentos com as enzimas digestórias, por isso, podemos afirmar que quando se fala em medicina preventiva, a nutrição e odontologia andam de “mãos dadas” uma vez que a nutrição possui papel importante para prevenção de doenças como cáries, erosões, defeitos no crescimento e desenvolvimento ósseo e doenças na mucosa oral. A saúde oral envolve a eficiência no processo de mastigação, que é a primeira fase do processo digestório e sua função é a digestão mecânica, ou seja, a fragmentação do alimento, permitindo a mistura do bolo alimentar com a saliva. Esta irá exercer sua função de lubrificação e digestão química (pela amilase salivar), facilitando a deglutição (MOYNIHAN, 2005).
É um ato fisiológico e complexo, que envolve as ações de morder e triturar os alimentos e exige completo controle das musculaturas mastigatória, facial e lingual.
A quantidade de vezes que o alimento deverá ser mastigado depende de sua textura, ou seja, um alimento com textura mais leve não precisa ser mastigado por 30 vezes como no caso de um tubérculo cozido.
Os carboidratos refinados são considerados hoje extremamente maléficos para a saúde oral, acidificando o meio bucal, com consequente desmineralização dentária, propiciando o desenvolvimento da bactéria streptococcus mutans com aparecimento de cáries, que se não tratadas adequadamente levam à perda dentária e ou mastigação inadequada, ocasionando problemas na secreção de enzimas digestórias e trituramento dos alimentos.
Quadro 1 - Problemas decorrentes de uma mastigação inadequada
Refluxo
Alimentos mal triturados são mais difíceis de serem digeridos, o que facilita o surgimento e/ou agravamento do refluxo.
Má digestão
Comprometimento na produção e secreção de enzimas digestórias pela rapidez na mastigação.
Deficiência na absorção de nutrientes
Quando os alimentos não são mastigados  adequadamente, não sofrem a degradação necessária para que os nutrientes estejam aptos a serem absorvidos, ou seja, apesar de consumo de alimentos de forma equilibrada e saudável, o indivíduo poderá apresentar deficiências nutricionais, como deficiência de ferro (anemia), cálcio, dentre outros.
Saciedade comprometida
Comendo rápido e sem mastigar adequadamente também não há como identificar se há satisfação ou se há compulsão. Isto porque o organismo demora cerca de 20 minutos para entender o que acontece com a alimentação.
Complicações intestinais
As proteínas e as gorduras terminam a digestão somente no duodeno. Alimentos mal mastigados contribuem para a formação de flatulências, constipação e até disbiose.
Inflamações
Há liberação de histamina que leva a processos inflamatórios e outras consequências.
Adaptado pelos autores. Fontes: CRISPIM (2010); BARBOSA (2009)

A alimentação e a nutrição desempenham um papel fundamental na saúde oral. O alimento relaciona-se com os dentes de modo tópico, pelo seu contato, podendo influenciar a formação e o metabolismo de placa bacteriana de acordo com a sua composição química e características físicas (CRISPIM et al., 2010).
Alguns sinais orais podem ser indicativos de doenças, tais como: sensação de boca queimada, sensibilidade, dor ao toque, xerostomia e diminuição do paladar. Deficiências de ferro e vitamina B 12 podem, por exemplo, provocar sensibilidade na língua. A estomatodinia (sensação de ardência e queimação por toda a boca sem causa aparente) encontrada na cavidade oral pode ser um sintoma proeminente e precoce da pelagra, doença celíaca, da desnutrição kwashiokor e anemia macrocítica. A xerostomia pode estar associada ao diabetes mellitus e déficit de vitamina A (ETISIOBI, 2006).

Quadro 2- Relação dos nutrientes fundamentais à saúde oral.
Vitamina A
Fundamental para as atividades dos osteoblastos e osteoclastos e para reabilitação óssea.
Vitamina C
Interfere diretamente na síntese de colágeno, ajudando na cicatrização e em gengivas hemorrágicas.
Vitamina K
Ajuda na absorção de Cálcio pelo osso e na coagulação sanguínea.
Cálcio, fósforo e vitamina D
Fundamental na remodelação óssea.
Magnésio
Sinérgica à vitamina C e ajuda no desenvolvimento ósseo.
Flúor
Diminui a susceptibilidade dos dentes às cáries, fortalecendo a estrutura dental.
Vitaminas do complexo B
Suas deficiências levam à estomatite, queilite angular e outras doenças na língua.
Proteínas
A falta de aminoácidos leva a problemas na síntese de colágeno.
Ácido fólico
Necessário para irrigação sanguínea saudável.
Ferro
Produz eritrócitos promovendo resistência às doenças e melhora à saúde dos dentes, ossos e mucosa bucal.
Cobre
Ajuda na consolidação dos ossos.
Zinco
Sinérgica à vitamina C, regulando o processo inflamatório e a cicatrização de feridas.
Adaptado pelos autores. Fontes: COSTA (2011); GIMENEZ et al. (2007)

Devemos ter sempre em mente que a assiduidade às consultas com nutricionistas e dentistas vão sempre revelar o quanto devemos nos preocupar com os alimentos e na forma de mastigá-los. A adequada absorção dos nutrientes está intimamente ligada à forma como mastigamos e a saúde oral, essenciais a este processo.

Referências Bibliográficas

BARBOSA, C. Mastigação: um poderoso aliado da dietoterapia. São Paulo, Editora Ottoni, 1ª edição, 2009.
COSTA, J. P. Medicina dentária e nutrição no âmbito do alto rendimento desportivo. Tese de mestrado da Universidade Fernando Pessoa. Portugal, 2011.
ETISIOBI, N. et al. Dietary counseling in the prevention and control of oral diseases – a review. African Journal of oral Health. v. 2, n. 1 & 2, p. 26-36, 2006.
CRISPIM, A. et al. Saúde bucal e sua associação com o estado nutricional e a condição socioeconômica em adolescentes. Revista Gaúcha de Odontologia. Porto Alegre, v. 58, n. 1, p. 41-46, 2010.
GIMENEZ, C. M. M. et al. Principais alterações sistêmicas relacionadas com a movimentação dentária induzida. Revista Gaúcha de Odontologia. Porto Alegre, v. 55, n. 2, p. 191-195, 2007.
MOYNIHAN, P. The role of diet of nutrition in the etiology and prevention of oral diseases. Bulletin of the world health organization, EUA. September, v. 1, n. 83 (9), 2005.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição


Não perca! Dia do Técnico em Nutrição e Dietética
Dia: 15/06/2012
Local: SENAC Santos

Av. Conselheiro Nébias, 309, Vila Mathias, Santos-SP

Horário: 18h-22h (horário passível de alterações)

Público alvo: Estudantes do curso técnico em nutrição, Técnicos em nutrição e professores de Escolas técnicas.
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 12 de JUNHO 2012! NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE. 

Palestrante do tema - Atuação do técnico em nutrição: um caso de sucesso - foi modificado. Confira no cartaz de divulgação. 

Reserve sua inscrição encaminhando um e-mail ao:blognutrisaude@yahoo.com.br, informando seu nome completo, se é estudante ou profissional, telefone para contato e e-mail. Se for estudante, informe o nome completo de sua Escola Técnica. 
O pagamento da inscrição (R$ 10,00 ou R$ 5,00 + 1kg de feijão) deverá ser efetuado no dia do evento. 

A inscrição dá direito a certificado digital, bloco e caneta, além da participação das palestras. 
O evento não disponibilizará coffee break

Em breve, postaremos o currículo dos palestrantes. 


É indispensável a reserva de sua vaga no evento através do envio de e-mail para blognutrisaude@yahoo.com.br.

Garanta sua vaga! Vagas limitadas!

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

17h30' - 18h15': Entrega de material 
18h15' - 18h30': Abertura do evento
18h30'- 19h30': Palestra 1 - A dupla dinâmica: Técnicos + nutricionistas, o caminho para a excelência do trabalho na área de alimentação. 
19h30'- 20h30' - Palestra 2 - Ascensão da profissão de técnico em nutrição no Estado de São Paulo.
20h30'- 21h30' - Palestra 3 - Atuação do técnico em nutrição - um caso de sucesso.
21h30'- 22h - Encerramento e sorteios


Currículos dos palestrantes

Dra. Márcia Cabral Lima Soares
Nutricionista especialista em Alimentação Coletiva, Pós graduada em Marketing Nutricional, Docente do Senac em Santo André-SP.

Sra. Simone Bitencourt de Paula 
Técnica em Nutrição formada pela ETEC Dona Escolástica Rosa, Santos-SP, Experiência na Área Clínica por 2 anos e meio na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Santos. Jornalista graduada pela Universidade Católica de Santos, Santos-SP.

Sra. Denilce Maria Macena da Silva 
Técnica em nutrição. Membro do Sindicato de Técnicos em Nutrição (SINTENUTRI).